seed
Foto: divulgação

Candidatos do concurso da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) procuraram o Roraima 1 mais uma vez para denunciar novas irregularidades. Conforme um candidato que preferiu não se identificar, os dados dos inscritos estão sendo disponibilizados em um grupo de WhatsApp. Com essas informações em mãos, qualquer um pode acessar o campo do candidato e alterar a postagem de títulos, uma das etapas classificatórias do certame.

De acordo com o denunciante, o site do IBFC disponibiliza o número de inscrição e o CPF dos inscritos. Outros candidatos, interessados em saber a ordem de classificação, com posse desses dados, consultaram a situação de todos e montaram a lista.

Em um grupo de professores de inglês, alguns dos que aparecem na lista demonstraram preocupação com o vazamento destes dados.

“Com essas informações disponibilizados neste grupo do WhatsApp, qualquer pessoa pode pegar os meus dados, entrar no site do IBFC e alterar a minha postagem de títulos, que é uma das etapas classificatórias do concurso. Qualquer um pode entrar lá e modificar meus dados e até mesmo apagar todos os meus títulos”, lamentou o candidato.

Para ele, o vazamento dos dados é grave e pode acarretar prejuízos para quem se dedicou e estudou. “Esperamos muito por esse concurso, nos dedicamos aos estudos e tudo o que a gente esperava era lisura e transparência em todo o processo, porém não é o que vem acontecendo”, disse.

O candidato afirma que tentou contato com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela realização do concurso, porém não houve retorno. Ele também relata que tentou contato com a Seed por meio das redes sociais, porém também não foi respondido.

Outro lado* 

A Secretaria de Educação e Desporto esclarece que o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação foi a banca contratada pelo Governo do Estado e responsável pela organização do Concurso Público para Professor da Carreira de Magistério da Educação Básica.

Dessa forma, a banca respondeu ao questionamento por meio documento enviado à Presidente da Comissão do Concurso Público, conforme segue abaixo:

Primeiramente, cumpre esclarecer que a única irregularidade apontada no questionamento apresentado consiste no compartilhamento de informações pessoais de candidatos dentro de um grupo de Whatsapp, grupo este que não possui qualquer relação com o IBFC.

Sobre o sistema de envio de títulos, informamos que para acesso é requerida a inserção de dados pessoais dos candidatos e que este ficou disponível para envio de documentação do dia 08/11/2021 ao dia 10/11/2021.

Ao acessar o sistema, ao candidato somente é permitido realizar envios de documentação, não sendo possível consultar, alterar ou remover envios anteriores. Dessa forma, resta claro que os envios realizados pelos candidatos não poderiam ser prejudicados por qualquer outra pessoa.

Outras irregularidades

Esta é a segunda vez em menos de um mês que candidatos do concurso da Seed procuraram o Roraima 1 para denunciar irregularidades envolvendo o certame. No dia 8 de novembro, uma candidata relatou problemas como a falta de transparência com o cronograma. Além disso, ela também relatou problemas com o gabarito e o envio de títulos antes da correção da prova discursiva.

*reportagem atualizada às 15h37 com o posicionamento oficial da Secretaria de Educação do Estado. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here