Sessão que aprovou por unanimidade honraria à secretário investigado. Foto: SupCom ALE-RR

A concessão da maior honraria do Poder Legislativo de Roraima ao secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), André Fernandes Ferreira, foi dada por unanimidade pelos 19 deputados estaduais que participaram da sessão plenária da última quarta-feira (10). A proposta é de autoria do deputado Renan Filho (Republicanos), mas foi endossada pelos demais 18 parlamentares presentes.

O secretário se tornou réu na Justiça de Roraima por improbidade administrativa após o Ministério Público ter denunciado há dois anos a utilização indevida de presos do regime fechado para fins particulares. O governo do Estado tentou justificar o ato em razão de o secretário ter dito, na época, pagar pelo trabalho dos detentos. O argumento não foi o suficiente para convencer o MPRR, e mais recentemente, a Justiça estadual.

A defesa do secretário declarou ser comum a utilização de mão de obra dos detentos e disse que provará sua inocência.  Mas o ato foi considerado pouco moral pelos contribuintes roraimenses. Na plataforma de mensagens do Roraima1, o assunto repercutiu.

É uma falta de moral desses parlamentares aprovarem uma medalha para quem está respondendo por improbidade administrativa. Já não basta o governador fechar os olhos e manter no primeiro escalão do governo um réu por improbidade, agora vem o Legislativo para confirmar que em Roraima, quem faz coisa errada ganha até troféu“, publicou um leitor.

No próximo ano é bom que a gente sabe em quem não vota mais. É esse o trabalho que os deputados fazem?“, compartilhou outra usuária.

Governo do Estado

“O Governo de Roraima informa que a gestão preza com rigor pela transparência na administração pública e que não compactua com nenhum tipo de conduta que fuja das normas administrativas além de trabalhar pelo respeito à probidade e legalidade exigidas pela administração pública. Sobre o Secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes, esclarece que o mesmo acionou advogado particular que o defenderá no âmbito da Justiça”, respondeu o governo à reportagem em julho deste ano.

VEJA QUAIS DEPUTADOS APROVARAM A HONRARIA AO SECRETÁRIO: 

Ângela Águida (PP) 

Aurelina Medeiros (Podemos) 

Catarina Guerra (SD)

Coronel Chagas (PRTB)

Dhiego Coelho (PTC) 

Éder Lourinho (PTB)

Evangelista Siqueira (PT) 

Gabriel Picanço (Republicanos) 

Jalser Renier (SD) 

Jorge Éverton (Sem partido)

Lenir Rodrigues (Cidadania)

Marcelo Cabral (sem partido)

Neto Loureiro (PMB)

Odilon (Patriota)

Renan (Republicanos)

Renato Silva (sem partido)

Soldado Sampaio (PC do B)

Tayla Peres (PRTB)

Yonny Pedroso (SD)

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here