Foto: TJRR

As atividades em alusão ao mês do Outubro Rosa no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foram concluídas com a palestra “Outubro Rosa e o Estilo de Vida Saudável”, ministrada pela nutróloga e assessora de saúde TJRR,  Natália Souza.

Ela trouxe conhecimentos sobre a importância da prevenção do câncer de mama, autoexame e os reflexos da qualidade de vida no combate a doenças. O evento foi organizado e conduzido pelo Centro de Qualidade de Vida do Poder Judiciário.

Segundo Natália Souza, é importante mudar de hábitos a fim de prevenir o câncer de mama. “Aproveitamos para esclarecer dúvidas de como combater e identificar sinais que indicam possíveis situações de risco. Vale lembrar que as mudanças do estilo de vida implicam principalmente no desenvolvimento do câncer. O consumo de álcool, o tabagismo e uma vida desregrada acaba por desenvolver o câncer de mama e outras doenças oportunistas”, concluiu.

A programação contou com a participação das servidoras e estagiárias do Poder Judiciário, que puderam esclarecer dúvidas sobre a importância de estarem atentas a todos os sinais, sobre conhecer o próprio corpo e saber o que é normal ou não na hora do autoexame.

Para a servidora, Dayane Castro, a  realização da atividade inspira a valorização da mulher. “É  bom estarmos lembrando a cada servidora a importância do autoexame para a manutenção da saúde da mulher. Vale ressaltar que esta ação do tribunal nos mostra o como a nossa saúde é valorizada no nosso trabalho e isso é muito bom,” ressaltou.

Programação Inclusiva

A palestra foi  transmitida pelo canal da Escola do Poder Judiciário (Ejurr) no YouTube. Contou também com a tradução em libras e audiodescrição. Segundo a servidora e psicóloga do setor de Qualidade de Vida do Poder Judiciário Perla Lima, a ação busca levar acessibilidade para todos que precisem.

“A audiodescrição faz parte das ações do TJ em busca da inclusão de todos, um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual conheçam cenário, figurino e consigam entender melhor e sentir o meio em que está ocorrendo. O TJRR também busca a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, para isso contamos com o intérprete de Libras em todas as atividades para que todos possam participar de forma igualitária”, finalizou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here