A equipe “I Robot”, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) está participando da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) edição 2021. Os integrantes competem com mais 12 equipes de vários estados, defendendo o título de vice-campeão nacional em modelagem virtual conquistado em 2020.
A equipe elaborou um projeto de modelagem virtual no computador, que simula o comportamento de um robô em missões físicas, seguindo os desafios da OBR. Em setembro a equipe foi destaque ficando em 1° lugar (Nível 1) na etapa estadual do evento, modalidade: simulação.
De acordo com o coordenador da equipe Bruno Reis, o projeto foi defendido pela equipe com muita competência.
“A competição reúne equipes de alto nível, o projeto desenvolvido simula o robô realizando diversos desafios numa plataforma on-line. Vamos aguarda o resultado da classificação que será definida após as apresentações das demais equipes”, disse.
A equipe conta atualmente com seis integrantes, que desde o ano passado devido a pandemia, participam do evento de forma totalmente on-line. Para Sophie Lucy que já faz parte da “I Robot” há 4 anos, é sempre uma grande responsabilidade representar o estado. “A emoção e sempre muito grande em participar e representar nossa cidade e toda a região norte, na competição nacional”, afirmou.
Mostra Nacional de Robótica
A equipe “I Robot” teve 2 trabalhos científicos referentes à modalidade Ensino Fundamental, Médio e Técnico, aceitos para publicação nos Anais e Mostra Virtual da Mostra Nacional de Robótica – edição 2021. A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma mostra científica que busca estimular o estudo e a pesquisa na área, é em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Esse ano, todos os eventos serão no formato virtual.
Os trabalhos selecionados serão apesentados para o público e para avaliadores da mostra. Os projetos mais bem avaliados concorrem a Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq). Para a Coordenadora Keila Costa a participação estimula a produção e a pesquisa científica.
“Estamos participando com os trabalhos inscritos ‘Grávida em ação’ e ‘Transformando máscaras em telhas’. Os projetos serão apresentados de forma on-line nesta sexta-feira,15. Ficamos muito felizes com mais essa aprovação e a equipe está preparada para a defesa”, destacou.
Em abril deste ano, a equipe “I, Robot” teve sua primeira produção intelectual publicada na revista oficial do Festival Sesi de Robótica. O projeto da equipe teve Boa Vista como principal inspiração, com foco na primeira infância e foi considerada a melhor produção intelectual da região norte.