aluna
Foto: Secom | Ao localizar os estudantes, é identificada a escola mais próxima de sua residência e então a família é acionada para que a matrícula seja efetivada

A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) vai fazer a busca ativa de alunos que não estão participando das aulas. A ação faz parte do programa “Fora da Escola Não Pode”, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com o Estado.

Na rede estadual de ensino, a busca ativa é realizada de forma contínua com visitas domiciliares. Essas visitas contam com a atuação dos orientadores educacionais, professores conselheiros de turma, mediante ação integrada junto ao Conselho Tutelar.

A busca ativa também localiza estudantes imigrantes que estão fora das salas de aula. Atualmente, 214 alunos estão nesta situação.

“Nos reunimos nessa semana e repassamos uma relação de estudantes imigrantes matriculados nas escolas da rede. Como o Unicef e agências possuem acesso aos abrigos, eles vão verificar se os estudantes permanecem nos abrigos, ou se foram interiorizados”, explicou a coordenadora do Programa Busca Ativa na Seed, Rosilda Garcia.

Além disso, as agências também vão localizar os alunos que estão morando nos abrigos, mas que ainda não estão frequentando a escola, para que possam ser inseridos nas instituições de ensino mais próximas. “Na próxima sexta-feira, vamos nos encontrar novamente para consolidar todas essas informações e alinhar as estratégias de ação”, pontuou Rosilda.

Busca Ativa

Por meio de uma plataforma, a Seed tem acesso a informações de alunos que estão fora da escola. Com os dados em mãos, é realizada uma força-tarefa para localizar essas crianças e adolescentes por meio de visitas domiciliares com apoio do Conselho Tutelar.

Ao localizar os estudantes, é identificada a escola mais próxima da residência dele e então a família é acionada para que a matrícula seja efetivada, inserindo-os novamente na rede de ensino.

De acordo com a Seed, com a plataforma, é possível monitorar os adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. O sistema emite alerta e imediatamente a equipe inicia a busca do estudante. Depois de efetuada a matrícula é feito acompanhamento para garantir não só a permanência, mas o sucesso escolar do aluno.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here