Boa Vista registra o primeiro caso da variante delta. A nova cepa do coronavírus circula na Capital há pelo menos dois meses, quando a amostra da primeira paciente infectada foi coletada e enviada para análise. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a confirmação do primeiro caso foi enviada em relatório pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nesta quinta-feira (9).
Conforme as investigações epidemiológicas, a paciente foi infectada após viagem para fora do Estado. No retorno, ela apresentou sintomas leves, sem agravos. Os familiares não adoeceram. As equipes ainda continuam realizando investigação dos contatos mais próximos da paciente.
A coleta da amostra foi encaminhada ao Laboratório de Referencia, o Lacen-RR, que enviou ao laboratório da Rede Genomica da Fiocruz Amazonas. Algumas semanas depois, o caso positivo foi confirmado.
Município reforça a importância da vacinação
A Prefeitura de Boa Vista tem intensificado as ações de vacinação em todo a Capital, tanto na área urbana como na zona rural. Os pontos de vacinação contra a covid-19 foram ampliados. Hoje são disponibilizados além dos cinco pontos fixos Drive-thru, mais 14 Unidades Básicas de Saúde.
Na próxima segunda-feira (13) a Prefeitura inicia a aplicação da dose de reforço em idosos acima de 70 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a recomendação é que mesmo tomando as duas doses da vacina, os cuidados de prevenção devem ser constantes. A população deve continuar usando de máscara, bem como higienizar as mãos corretamente, manter distanciamento social e evitar aglomerações.