Mesmo com a pandemia, o brasileiro (pessoa física) vem investindo mais. De acordo com levantamento divulgado dia 11 de agosto pela B3, houve um crescimento de mais de 43% no número de investidores no primeiro semestre de 2021, ante o mesmo período de 2020, fechando o mês de junho com 3,8 milhões de contas.
As novas regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiram a democratização e o acesso de pequenos investidores. A própria Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) notou uma mudança no perfil do investidor em renda móvel e notou que a aposta em dividendos móveis passou a ser procurada também por investidores com menos dinheiro.
“Hoje os investimentos estão mais acessíveis, a democratização dos investimentos tem exigido um valor cada vez menor dos investidores e, por isso, se tornou um ambiente para um público com menor renda. Essa tendência também fez com que muita gente ingressasse principalmente na Bolsa de Valores”, ressalta o economista Tiago Piassum.
O especialista sugere cinco dicas para quem quer começar a investir com segurança e bons retornos:
1. Conheça o seu perfil de investidor
Saber o seu perfil de investidor é essencial para investir com inteligência e não arriscar o patrimônio. O que determina isso é o modo como ele reage à volatilidade do mercado, ou seja, à sensação de perda de dinheiro. Para saber se você é mais conservador, moderado ou mais arrojado, basta fazer o teste de suitability.
2. Tenha objetivos claros para o rendimento obtido
Definir objetivos faz parte do processo de investimento. É fundamental entender que cada produto financeiro existe para atingir determinado objetivo. Qual é o seu objetivo ao investir? Ao responder essa pergunta, fica mais fácil conhecer e respeitar o seu limite; além disso, fica possível definir qual o nível de risco que você está disposto a correr.
3. Tenha uma reserva financeira de seis meses
Antes de pensar em investir para proporcionar rentabilidade ao seu capital, é preciso fazer uma reserva financeira, afinal nunca se sabe o que pode acontecer e a qualquer tempo pode surgir uma necessidade inesperada. Enfim, ter um dinheiro guardado é sinônimo de segurança.
4. Estude sempre sobre o assunto
Muita gente quer investir mas não sabe nem por onde começar. O assunto, por si só, parece complicado e complexo, mas qualquer pessoa pode e deve investir para ter uma vida financeira mais tranquila. Ler, estudar e utilizar ferramentas na internet para aprender sobre o tema vão te deixar mais seguro na hora de aplicar o dinheiro.
5. Escolha um banco confiável de investimentos
Para investir por meio de um banco, o ideal é se certificar da situação financeira da instituição. Também é necessário avaliar as opções oferecidas e verificar se ela tem o tipo de investimento que você deseja. É válido ainda comparar os produtos oferecidos pelas instituições que te interessam antes de partir para a ação.
“Em todos os casos, o investidor pode contar com a Marco Investimentos para ajudar e guiar nessa empreitada através da equipe de assessores que está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas”, completa Piassum.