Produção de abacaxi no município de Cantá. Foto: Ascom/Desenvolve

Fruto tropical, apreciado de norte a sul do país, o abacaxi destaca-se na economia roraimense. Em 2019, por exemplo, o abacaxi foi responsável pelo faturamento de mais de R$ 5,8 milhões, com a colheita de 4,5 milhões de frutos em Roraima, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma das possibilidades de expandir a produção é o serviço de financiamento oferecido pelo Governo Estadual, por meio da Agência de Fomento do Estado de Roraima (Desenvolve-RR).

Os financiamentos para os produtores de abacaxi são de até R$ 21 mil, com taxa de juros de 3% ao ano, carência de até 2 anos e prazo para quitação de até 5 anos.

Para solicitar o financiamento, basta procurar a Casa do Produtor Rural do município em qualquer período e iniciar o pré-cadastro com a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a qual fará em campo a análise das necessidades de produção, a solicitação de crédito e a elaboração do projeto de financiamento.

A partir do estudo realizado pela Seapa, foram identificadas as principais necessidades dos agricultores para o plantio e cultivo da fruta. Dessa forma, a Desenvolve Roraima atende a demanda dos produtores concedendo os financiamentos voltados para itens de custeio e investimento.

Produção o ano inteiro

Ainda que o abacaxi seja naturalmente perene, existe a possibilidade de produção o ano todo em uma mesma região, sendo indispensável o uso de irrigação para que isso aconteça, pois é fundamental que se mantenha a umidade ideal do solo.

O produtor rural Kelvyn Oliveira, que trabalha com a produção da fruta há 5 anos, consegue realizar a colheita de safras a cada 4 ou 5 meses devido a utilização do processo de irrigação, que possibilita o controle da safra.

Dessa forma, ele produz cerca de 20 mil unidades por safra, totalizando 60 mil frutos ao ano. Oliveira acrescenta que houve crescimento no consumo, o que tem motivado o aumento da produtividade, gerando, consequentemente, maior rentabilidade.

“A demanda aumentou bastante no Estado, o preço da fruta aumentou, o que dá uma margem de conforto pra gente querer aumentar a produção. Além de aumentar a quantidade de frutas plantadas vão aparecer novos produtores com a vontade de querer crescer”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here