Airton Cascavel presta depoimento à CPI da Pandemia. Foto: reprodução

O ex-assessor da Saúde, Airton Cascavel, depõe na CPI da Pandemia na manhã desta quinta-feira, 5 de agosto. Cascavel é apontado como ‘ministro de fato’ durante gestão Eduardo Pazuello e requerimento pela oitiva dele foi protocolado por Randolfe Rodrigues.

ASSISTA AO DEPOIMENTO AQUI!

Ao iniciar sua fala de apresentação na CPI, Airton Cascavel informou que foi convidado para integrar a equipe do Ministério da Saúde pelo então ministro Nelson Teich.

Ele revelou ainda ter participado de uma reunião da pasta, ainda sem cargo formalizado, no momento de transição da gestão de Mandetta para Teich. Neste momento, o general Eduardo Pazuello era o secretário-executivo da Saúde, número 2 da pasta.

A nomeação de Airton Cascavel é efetivada em 24 de junho do ano passado. Segundo ele, o atraso se deu devido a entraves burocrático e atribuiu resistências ao seu nome na Casa Civil.

“No dia 26 de maio, Pazuello, como interino, me convida para o cargo. Não tinha o meu afastamento de administrador da minha empresa, os cartórios estavam fechados naquele momento e eu e outros servidores fomos nomeados em junho. Houve rejeição ao meu nome na Casa Civil e, por isso, a minha nomeação só sai no dia 24 de junho.”

Cascavel pediu para não depor

Nesta quarta-feira (4), o ex-assessor chegou a pedir salvo-conduto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para não comparecer ao depoimento de hoje.

O ministro Gilmar Mendes concedeu o pedido apenas parcialmente. Cascavel teve que comparecer, mas terá a garantia do direito ao silêncio em questões que possam incriminá-lo.

Airton deixou Secretaria de Saúde de RR recentemente

Há duas semanas, Airton Cascavel foi exonerado do cargo de Secretário de Saúde em Roraima. Inicialmente, ele pediu afastamento do comando da pasta alegando que precisava tratar da Covid-19 por ser do grupo de risco.

Cascavel foi o oitavo secretário de Saúde da gestão Antonio Denarium (sem partido) e assumiu em maio deste ano. Antes disso atuou como assessor especial do Ministério da Saúde.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here