As inscrições dos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente seguem abertas até o dia 19 de setembro. As premiações reconhecem projetos, instituições, empresas e homenageia personalidades que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

O prêmio prevê um investimento de mais de R$ 300 mil reais que irá contemplar sete propostas. O recurso é oriundo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O Regulamento, a ficha de inscrição e outras informações estarão disponíveis no site www.amazonia.ibict.br. A solenidade de premiação acontecerá, virtualmente,  no dia 17 de dezembro, na cidade de Rio Branco, no Acre.

Podem se inscrever instituições de representação empresarial, sindical ou profissional, as universidades ou instituições de pesquisas, sediadas no Brasil ou no exterior, instituições públicas e privadas com atuação no desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de instituições que tenham como objetivo promover o desenvolvimento regional, nacional ou internacional, empresas públicas ou privadas com investimentos na região e autônomos com atividades referentes à Amazônia.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol contempla iniciativas e trajetórias pioneiras para ampliar a compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região e inclui duas categorias de premiação: uma para contemplar iniciativas pioneiras no desenvolvimento sustentável na região amazônica, outra para contemplar trajetórias pioneiras de personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica.

O Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente tem como objetivo premiar iniciativas na Região, que revelem através de sua prática, o potencial de transformação da Região Amazônica em prol do seu desenvolvimento sustentável. Possui três categorias: Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL); Categoria Empresa na Amazônia e Categoria Micro empreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer), a qual homenageia dois microempreendedores, valorizando o caráter empreendedor do pequeno negócio de sucesso na Amazônia, desenvolvidos nos meios urbano e rural.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol foi assim instituído em 2004, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Ação Pró-Amazônia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Este ano, o Prêmio terá a 17ª edição e será realizado pela terceira vez no estado do Acre, sendo coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre – FIEAC.  Em 16 edições, a iniciativa já alcançou mais de 3.200 inscrições, tendo 187 agraciados e mais de 3 milhões em premiações.

Na edição 2019, um projeto roraimense foi vencedor em segundo lugar na categoria “Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica”. O Prof. Dr. Alexander Fernandes em parceria com os Acadêmicos, Humberto Breno e Paulo Ricardo, da Universidade Federal de Roraima, ganharam com o projeto: Desenvolvimento de fogão de indução eletromagnética alimentada por energias renováveis. A solenidade ocorreu de forma virtual no dia 22 de novembro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here