A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), se manteve estável em Roraima. A análise feita pela assessoria econômica da Fecomércio-RR, com base nos dados da pesquisa, mostra que em julho deste ano o índice de intenção consumo das famílias roraimenses foi de 82,2 pontos, o segundo menor resultado neste ano.
Para o economista Fábio Martinez, “Comparando com o mês anterior, o índice permaneceu estável, com uma pequena queda de 0,1%, mantendo-se pelo 15º mês consecutivo abaixo do nível de indiferença de 100 pontos. Isso mostra um reflexo que as famílias em Roraima estão mais dispostas a consumir nos próximos meses”, destaca o assessor econômico da Fecomério/RR.
“A maior confiança das famílias na estabilidade da tendência positiva do mercado de trabalho, assim como a disponibilização do auxílio emergencial e uma maior parcela da população já vacinada favoreceram as condições de consumo”, afirma o presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros.
Quatro dos sete índices que compõem a ICF – Intenção de Consumo das Família apresentaram uma queda em julho, com destaque para a redução registrada no índice de perspectiva profissional, que caiu 3,8% em relação a junho.
Em contrapartida, dois índices apresentaram uma elevação acentuada neste mês, com destaque para a comprar bens duráveis que aumentou 10,9% no mês e 26,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Mas, 73% das famílias em Roraima informaram que este ainda não é um bom momento para adquirir esse tipo de bem.
A outra elevação na intenção de consumo se deu no acesso ao crédito, com aumento de 7,3% em relação junho. O único índice com resultado acima dos 100 pontos continua sendo a renda atual, sendo que para 36% das famílias a renda está melhor.