Perfil oficial do Instagra. Foto: divulgação

O Instagram lançou nesta terça-feira (13) uma nova ferramenta de segurança que visa ajudar e alertar os usuários quanto a proteção da sua conta.

Inicialmente, o recurso chamado “Verificação de Segurança” está disponível para pessoas que já tiveram seus perfis invadidos, entretanto, existem outros métodos para manter sua página segura e longe de invasores.

Preparamos um tutorial com as medidas recomentadas pelo Instagram para que você saiba para que servem e como aplicá-las em sua conta. Mesmo que seu perfil nunca tenha sido hackeado, é importante configurar as proteções disponíveis e entender o que você pode fazer para ajudar a rede social a manter seus dados seguros.

Acesse seu perfil no Instagram, clique nos três risquinhos na parte superior direita e selecione “Configurações”. Em seguida toque em “Segurança” e “Autenticação de dois fatores”.

Clique em “Começar” e ative a chave seletora da opção onde deseja receber o código de verificação – WhatsApp, SMS ou aplicativo recomendado pelo Instagram – para esse teste escolhemos o SMS. Insira o código enviado e pronto.

Agora toda vez que um dispositivo diferente tentar entrar em sua conta um código de verificação será solicitado. O recurso confere à sua conta segurança extra.

Para ter êxito ao realizar o passo acima, por exemplo, é essencial que suas informações, como telefone e e-mail, estejam atualizadas, já que toda informação relacionada a sua conta será enviada para os endereços informados.

Para conferir os dados acesse novamente as configurações, depois clique em “Conta” e em “Informações pessoais”. Você pode alterar no mesmo campo, caso os dados não sejam mais aqueles.

Lembre-se de que o Instagram não se comunica com os usuários através do Direct. Para conferir se a rede social tentou entrar em contato com você, acesse “Configurações”, depois “Segurança” e “E-mails do Instagram”. Toda mensagem a respeito da segurança da conta e status de pedidos e denúncias aparecerão lá.

Também é importante habilitar a solicitação de login para receber um alerta sempre que alguém tentar entrar em sua conta de um novo dispositivo ou navegador. Para isso, acesse novamente a opção “Segurança”, depois clique em “Atividade de login”.

Você verá os logins realizados e também informações como o dia, local e dispositivo de qual foi feito o acesso. Para desconectar, clique nos três pontinho ao lado da localização, depois toque em “Sair” e confirme em “Ok”. Como uma ação de segurança o Instagram te dará a opção de trocar a senha no mesmo momento.

O Instagram recomenda que, para ajudar manter a rede segura os usuários denunciem qualquer conteúdo ou contas que lhe pareçam suspeitos. Para fazer uma queixa contra uma conta ou publicação, basta clicar nos três pontinhos na lateral de cada item e selecionar “Denunciar”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here