O nível do rio Branco em Caracaraí chegou na marca de 9,26 metros nesta terça-feira (8), segundo levantamento da Agência Nacional de Águas. Para se ter noção do que essa altura significa, o maior nível registrado na história do levantamento foi de 11,1 metros, em junho de 2011.
No dia 7 de abril, pouco antes do começo das intensas chuvas que provocaram essa situação, o nível do rio na região estava abaixo dos três metros. No último domingo (6), quase dois meses depois, foi o momento em que o rio ultrapassou os nove metros.
Moradores do municípios compartilham diversos registros de impactos causados pelos alagamentos tanto no perímetro urbano quanto em vilas. Um dos mais chocantes mostra o alagamento em volta de um restaurante tradicional da sede do município, situado próximo de onde fica a beira do rio Branco.
Outro registro, da vila Remanso, mostra a água invadindo residências. Canoas, que meses atrás eram usadas para pesca, hoje são meio de transporte para alguns moradores saírem de casa.
A Defesa Civil informa que trabalha como pode para atender famílias em áreas de risco e moradores ilhados em Caracaraí. Agora, com a assinatura de Decreto Emergencial ontem (7), a expectativa é que recursos do Governo Federal sejam destinados para auxiliar nos trabalhos neste e em outros oito municípios que passam por situação semelhante.
Porém, ainda falta retorno da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil sobre o caso. É preciso que essa pasta do Governo Federal reconheça a situação de emergência em Roraima para que os recursos sejam enviados.
“Em nenhuma hipótese, as ações estaduais irão cessar com o possível não reconhecimento da situação de emergência”, acrescentou o posicionamento da Defesa Civil de Roraima.