O município de Caracaraí, ao Sul de Roraima, completa 66 anos nesta quinta-feira (27). O local foi fundado em 1º de dezembro de 1938, mas só emancipado neste dia no ano de 1955. Deste então, o aniversário é celebrado nesta data.

A cidade leva esse nome em homenagem ao gavião Caracará, uma ave muito presente na época que a região começou a ser habitada.

O nome, inclusive, é usado por uma agremiação que faz parte do Festival Folclórico de Caracaraí, juntamente com o grupo Cobra Mariana, em que anualmente se apresentam na principal avenida da cidade. O evento é inspirado no famoso festival do boi de Parintins.

A inspiração para batizar o outro grupo foi a principal lenda da cidade: A Lenda da Cobra Mariana. A história conta que ela é gigante e mora embaixo da cidade. No rio, ela espanta pescadores mal intencionados.

Há também a história de um vaqueiro que foi chifrado por um boi, e à beira da morte, prometeu à Nossa Senhora do Livramento que construiria uma capela para a Santa, caso sobrevivesse.

Desde então, há mais de cem anos, quando Caracaraí ainda era uma cidade porto, a comunidade realizada o Festejo de Nossa Senhora do Livramento com música, comida e muita oração.

Informações – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a população do município seja de 21.564 habitantes.

É o terceiro maior município estadual em população, estando atrás de Rorainópolis e Boa Vista

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here