Com a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais, a expectativa é que R$ 210 milhões sejam injetados na economia local. O valor será creditado nesta quinta-feira (27).
Uma renda a mais é sempre bem-vinda, seja para sanar dívidas ou investir em algo, conforme explica o economista Dorcílio Eirck, que dá dicas de como utilizar o dinheiro da melhor forma possível.
“O grupo de pessoas que tem disciplina financeira e orçamento doméstico definido, podem se permitir utilizar a parte do 13º para financiar ou custear o consumo do que desejam. Outra dica é poupar ou aplicar o dinheiro em alguma modalidade de investimento”, disse.
Já o grupo de pessoas que possuem dívidas pode aproveitar o momento para quitar qualquer débito que tenha.
“O ideal é utilizar a totalidade do valor para pagamento de dívidas ou de contas atrasadas, principalmente porque a taxa de juros aumentou. Assim evita que os débitos virem ima bola de neve”, pontuou o economista.
Cada vez que ocorre uma injeção financeira desse tipo, o comércio é beneficiado. A expectativa é que nos próximos dois meses, devido ao pagamento de amanhã e ao pagamento da 13º salário dos servidores municipais previsto para 22 de junho, haja um movimento na economia local.
“Vai aumentar as compras de produtos usados no dia a dia, como alimentos, ou de objetos mais duráveis como móveis, o que permite um aumento no faturamento e quando isso ocorre, há possibilidade de reinvestimento dos comerciantes, novas contratações, e geração de emprego e renda”, concluiu.