Roraima receberá, nesta quarta-feira, 19, mais vacinas contra a covid-19 para reforçar a Campanha de Vacinação do Estado. A nova remessa enviada pelo MS (Ministério da Saúde) contém 13.070 doses, sendo 1.170 doses Pfizer/BioNTech e 11.900 são vacinas AstraZeneca, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Em Roraima, o transporte será acompanhado pela Polícia Federal até a sede do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações, para posterior repasse aos municípios, que são responsáveis pela a aplicação dos imunizantes.
Até o momento o Governo do Estado já distribuiu mais de 88% das doses recebidas para os 15 municípios e áreas Indígenas, resultado do trabalho planejado e ação eficaz. “O Governo de Roraima está fazendo a sua parte no Plano Nacional de Imunização, mantendo o planejamento estadual que consiste no recebimento, armazenamento e distribuição das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde para Roraima, sempre de forma rápida e segura”, adiantou o governador Antonio Denarium.
De acordo com a gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações, Alice Dantas, o lote desta quarta-feira será utilizado para reforçar a imunização das gestantes e puérperas com comorbidades, bem como aplicação de segunda dose para os grupos que foram atendidos anteriormente. “Essa nova remessa de vacinas possibilitará a continuidade da imunização dos grupos elencados até o momento. É importante esclarecer que temos tido o cuidado de manter o acompanhamento da aplicação de vacinas pelos municípios e faremos o estudo técnico para identificar se há a possibilidade de ampliação de público nos próximos dias”, complementou Alice.