Foto: Tânia Rêgo

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientar a suspensão da vacinação de gestantes com o imunizante Oxford/AstraZeneca, o Ministério da Saúde confirmou hoje (11) a suspensão para este segmento e para puérperas com o imunizante da marca. A Prefeitura de Boa Vista informou que está suspensa para o grupo de gestantes, seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

A Agência recomendou nessa segunda-feira, 10, que a vacina pare de ser aplicada em mulheres grávidas. A suspensão deve ser imediata, segundo recomendação da agência reguladora. Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no País.

“O município aguarda mais orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, em relação a essa suspensão. Em Boa Vista, as doses do imunizante estavam sendo aplicadas em grávidas com comorbidades, que fazem parte do grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização. O município de Boa Vista segue desde o início da imunização o protocolo do Ministério da Saúde que a vacina seja aplicada com recomendação médica. O médico que deve avaliar os riscos”, informou a Prefeitura. No caso das vacinas Coronavac e da Pfizer, o Ministério autoriza o uso apenas nos casos de mulheres com comorbidades. Aquelas que não apresentarem condições de saúde enquadradas nesta categoria não deverão ser imunizadas.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here