A Fundação Nacional do Índio (Funai) emitiu um ofício relatando um confronto armado entre indígenas e garimpeiros em que 01 indígena e 04 garimpeiros ficaram feridos.
A situação ocorreu por volta das 11h desta segunda-feira (10), na comunidade Palimiú na terra indígena Yanomami.
Conforme o relatório, garimpeiros que estavam em sete barcos iniciaram um ataque de tiros contra os indígenas, que revidaram ao ataque, resultando nos cinco feridos.
“Não foi possível colher mais informações sobre o fato, contudo é possível afirmar que este não foi o primeiro conflito naquela região e os indígenas temem novos ataques”, informa o documento.
O relatório ainda narra que o coordenador Distrital de Saúde informou que foi solicitada a retirada da equipe de saúde, que atua na localidade, para resguardar a integridade física dos servidores.
“A equipe informou que os indígenas se esconderam na mata uma vez que os garimpeiros disseram que iriam voltar para atacar novamente a comunidade”, acrescentou.
A Funai informou que não será possível fazer a diligência na comunidade sem que haja escolta das forças de segurança pública devido a possibilidade de novos conflitos.