O percentual de famílias endividadas voltou a subir em Roraima, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio-RR), em pesquisa divulgada na última semana. De acordo com os dados, 80,1% das famílias roraimenses tinham algum tipo de dívida. O valor é o maior desde março de 2018.
Em março, o endividamento subiu 1,9% em relação a dezembro. A taxa faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em relação a março de 2020, o aumento foi de 30,1%.
O principal tipo de dívida continua sendo com os cartões de crédito, com 54,4% das famílias afirmando que possuem algum tipo de parcelamento nesta modalidade, contudo em comparação ao mês anterior houve uma redução de 2,3%.
Os parcelamentos através de carnês de lojas e o financiamento de casas completam os três principais tipos de dívidas, tendo respectivamente 49,3% e 13,5%. As dívidas comprometem em torno de 29,1% da renda das famílias roraimenses e se estendem, em média, por 7,1meses.
O número de famílias com contas em atraso caiu pelo quarto mês seguido, ficando em 31,4%. Também houve queda no número famílias sem condições de pagar as dívidas, ficando em 7,3%, sendo a sexta queda seguida.