O desmatamento da Amazônia em Roraima atingiu cerca de 66 km² de floresta em março, de acordo com o Instituto Homem, Meio Ambiente e Amazônia (Imazon) em dados divulgados nesta segunda-feira (19). Para o instituto, o desmatamento no estado é maior em dez anos para um mês de março, conforme o monitoramento independente.

O resultado registrado para o mês passado superou o recorde anterior, registrado em março de 2018, quando 60 km² de floresta foram derrubados no estado. Em um ano, o crescimento de área desmatada chegou a 53%.

Ainda de acordo com o levantamento, não houve registro de degradação florestal, que leva em conta o corte seletivo de árvores de interesse comercial. No ano passado, cerca 14 km² de floresta foram degradados.

Rorainópolis, ao Sul do estado, foi considerado o décimo município com situação mais crítica para o desmatamento na Amazônia no mês. O município perdeu 15 km² de área de floresta. As terras indígenas Raposa Serra do Sol, Yanomami e Manoá/Pium, também ficaram entre as mais desmatadas em março. Somadas, elas perderam 1,1 km² de floresta.

TOTAL

Também conforme o Imazon, a destruição em toda a Amazônia Legal totalizou 810 quilômetros quadrados no mês passado, um aumento de 216% em relação a março de 2020. A derrubada se concentrou sobretudo no Pará, com 35% do total, seguido por Mato Grosso (25%), Amazonas (12%), Rondônia (11%), Roraima (8%), Maranhão (6%), Acre (2%) e Tocantins (1%).

“O acumulado de janeiro a março em 2021 [1.185 quilômetros quadrados] também apresenta recorde de desmatamento: o total desmatado é o maior da série de 10 anos, mais do que o dobro do registrado em 2020”, diz o Imazon, que utiliza uma ferramenta de monitoramento baseada em imagens de satélites e chamada Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).

Já a degradação na Amazônia, que mede o “distúrbio parcial provocado pela extração de madeira ou por incêndios”, totalizou 64 quilômetros quadrados em março, crescimento de 156% em relação ao mesmo período de 2019.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here