Foto: Ascom/ADERR

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) concedeu na manhã desta sexta-feira (16) o título de registro do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E.) de número 112. Uma Granja, do Município de Bonfim, recebeu o certificado e está legalizada para comercializar os produtos, ampliando a produção e estrutura para atender ao mercado estadual.

“Estamos incentivando a produção das granjas, para gerar emprego e renda para a população. Destravando a burocracia para que os empreendedores atuem dentro da legalidade, com os certificados necessários para as atividades. Isso contribui para o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, alegou o governador Antonio Denarium.

O presidente da Aderr, Kelton Lopes, ressaltou a importância do S.I.E. para o Estado. “Isso significa mais desenvolvimento para Roraima, mais renda, emprego, e também para garantir a segurança alimentar da sociedade”, disse.

O trabalho de regularização com o S.I.E das indústrias de agronegócio em Roraima é importante, porque fortalece a cadeia produtiva, ajuda a impulsionar a economia, abrindo espaço para um alcance maior dos produtos, possibilitando a venda em todo Estado. Já para o consumidor é a certeza de estar consumindo um alimento saudável.

A granja

Localizada às margens da BR-401, a Granja conta com 34 mil aves, destas 20 mil em produção e 14 mil pintos. É o primeiro empreendimento desse segmento no município de Bonfim, além de ter como diferencial a criação de galinhas livres de gaiola, produzindo ovos caipiras.

Conforme informou a proprietária da Granja, Cínthia Medeiros Lima, hoje a produção de ovos, cerca de 18 mil, é comercializada nos Municípios de Bonfim, Normandia e Boa Vista. “Estamos expandindo nossas vendas para outras praças. Já estamos em negociação para levarmos os ovos para Alto Alegre. O objetivo é atender ao Estado”, enfatizou.

Cresce a produção de ovos

O Governo de Roraima vem incentivando a indústria de ovos, gerando emprego e renda para a população. Em 2020 foram produzidos 65 milhões de ovos e nos últimos três anos 175.167.693 unidades.

A tendência é aumentar, pois o consumo de ovos tem crescido, destaca Diego Costa, chefe da Gerência de Produtos de Origem Animal. Atualmente estão registradas no Serviço de Inspeção Estadual 10 granjas avícolas, e duas em processo de cadastramento.

A grande maioria das granjas está estabelecida em Boa Vista, uma em Bonfim e uma que está sendo montada no Sul do Estado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here