O Governo de Roraima anunciou nessa quarta-feira (17) que irá ampliar a campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos de 70 a 74 anos. Segundo o Executivo, a ampliação foi possível após a chegada de 6,4 mil novas doses Coronavac no início da tarde desta quarta-feira, 17, enviadas pelo Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com o Executivo, o estado alcança um total de 120.060 vacinas recebidas do MS para imunizar a população. Das vacinas recebidas nesta quarta-feira, 2,1 mil serão direcionadas aos indígenas, 1,4 mil estão sendo enviadas aos municípios para complementar o quantitativo necessário à continuidade da vacinação entre a população de 75 a 79 anos e 2,9 mil serão utilizadas para a ampliação do público-alvo, alcançando os idosos entre 70 a 74 anos de idade.
“É importante frisar que o Estado precisa seguir as orientações do MS em relação à vacinação e ampliação dos grupos prioritários, a fim de não ocorrer nenhum tipo de desabastecimento ou descontinuidade no processo de vacinação”, esclareceu Alice Dantas, gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (Nepni)
Nesta semana, alguns municípios estão recebendo vacinas para continuar a imunização do público prioritário dessa primeira etapa, ou seja, a população já elencada para esta fase da campanha, que são trabalhadores da saúde, idosos com 75 anos ou mais e idosos e deficientes com mais de 18 anos, institucionalizados.
Entre esses municípios estão Alto Alegre (320), Caracaraí (240), Caroebe (160), Iracema (160), Rorainópolis (370) e São João da Baliza (150). “Em Roraima, estamos seguindo o Plano Nacional de Imunização, com a orientação de vacinação dos grupos prioritários, entre profissionais de saúde, indígenas e idosos institucionalizados”, informou.
Alice ressaltou ainda que, de acordo com o planejamento, o Nepni fará o levantamento e a avaliação técnica junto a cada município sobre o percentual de doses aplicadas até o momento e, na medida em que novas vacinas forem enviadas, novos repasses serão feitos.