Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (19), começa em Roraima a Delegacia Virtual (Devir) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ferramenta foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) para registro de boletins de ocorrência via internet, 24 horas por dia.

O estado já possui uma delegacia on-line, que a Polícia Civil disponibiliza, mas deve aderir à ferramenta do MJSP e deve migrar totalmente. A vantagem da migração é que, além de facilitar mais o acesso do cidadão ao serviço, a nova plataforma está ligada diretamente ao banco de dados dos procedimentos policiais eletrônicos (PPE). As comunicações entre delegacia virtual e cidadão passam a ser automáticas (e-mails automáticos) e envio de registro on-line.

Por enquanto, a solução pode ser utilizada para comunicar 19 tipos de ocorrências. Entre elas, furto, extravios e crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria, difamação e estelionato, mas poderá também abranger outros tipos de crimes. Já estão em funcionamento as delegacias virtuais do Acre, Alagoas, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Nesse contexto, o diretor de Gestão e Integração de Informações (DGI) da Senasp, coronel Bilmar Angelis, destaca a importância da expansão da ferramenta. “Para nós é um grande feito da Senasp, por meio do MJSP, seguir realizando a expansão do Sinesp Delegacia Virtual.  Após o projeto piloto ter sido bem sucedido no Acre, Roraima será o quinto estado a aderir a esta ferramenta, sendo que já temos mais unidades Federativas pedindo a adesão. Seguimos trabalhando para garantir que mais cidadãos tenham acesso à plataforma, que foi pensada para facilitar a vida deles”, explicou.

Além da padronização de informações, a utilização da Delegacia Virtual garante economia de recursos públicos e custo zero com a adoção de aplicações para registro e gestão de boletins de ocorrências e procedimentos pelas polícias estaduais. A solução possibilita realizar customizações e inclusões de novos tipos de comunicação de ocorrências, atendendo às necessidades de cada unidade federativa, inclusive de forma temporária, como por exemplo, durante a pandemia de Covid-19.

COMO ACESSAR

Para fazer o registro de um BO, o usuário deve acessar o site da Polícia Civil, ou o link da Delegacia Virtual e selecionar o estado de Roraima. O usuário é encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso da ferramenta. Ao prosseguir, são dadas as opções da ocorrência que deve ser escolhida. É necessário preencher os dados conforme as perguntas que vão sendo feitas na página.

SINESP PPE

A Delegacia Virtual vai integrar-se ao módulo Procedimento Policiais Eletrônicos (PPE), do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do MJSP. O PPE tem como objetivo facilitar a gestão e o registro de procedimentos policiais em todo o Brasil e já funciona em alguns estados. A Devir foi desenvolvida já integrada ao PPE, mas também permite integrar-se a outros sistemas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here