O governador Antonio Denarium (sem partido) vai se reunir com o ministro Eduardo Pazuello, na tarde desta quarta-feira (17), em agenda do Fórum dos Governadores. Os chefes dos executivos estaduais irão conversar com Pazuello sobre o cronograma de distribuição de vacinas aos Estados. Além disso, vão pedir a ampliação do orçamento federal para credenciamento de leitos hospitalares.
De acordo com o Governo de Roraima, entre os pedidos, está a solicitação de vacinas para imunizar toda a população do Estado. “O governador afirmou que Roraima tem uma das menores populações do País, por isso tem condições de vacinar a população em 30 dias, se houver oferta de imunizantes. Ele pretende que Roraima seja priorizado pelo Ministério da Saúde, por causa da distância e da dificuldade de acesso a alguns dos municípios”, afirmou o Executivo.
LEITOS
Os governadores da Amazônia Legal, incluindo Denarium também pretendem pedir a reabilitação de leitos de UTI custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e destinados a pacientes com covid-19. Em carta publicada na última semana, os governadores dizem que a medida é vital “sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia”.