O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), informou que o Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) se reunirá nesta quarta-feira (10) para despachar sobre o fim da Operação Verde Brasil 2, apresentação do novo Plano Amazônia, entre outros assuntos. O CNAL completa um ano de criação na quinta-feira (11).
“Nós vamos apresentar para o conselho como um todo o Plano Amazônia, que é um plano de combate ao desmatamento, queimada e outras ilegalidades. A ministra Damares [Alves, integrante do Conselho] vai apresentar o trabalho que estão fazendo no programa Abrace Marajó”, disse Mourão, que também preside o conselho.
Detalhando mais acerca do Plano Amazônia, o general disse que se trata de um esforço conjunto das agências reguladoras. “O Plano Amazônia é apenas utilizar nossas agências restringindo a área de atuação para aqueles municípios onde a gente sabe que existe uma incidência maior nos desmatamento e queimadas, mais foco na ação.”
Mourão também afirmou que o ministro de Desenvolvimento Regional vai tocar em alguns planejamentos que eles têm. Principalmente a iniciativa Amacro, que, segundo nota veiculada pela assessoria de comunicação da vice-presidência, é um programa-piloto para promover o desenvolvimento sustentável em uma área de 450 mil km2 entre os estados do Amazonas, Acre, Rondônia. A previsão é de que o lançamento seja em abril.