Foto: iStock | Os ministros chegaram a conclusão de que a exigência de comprovação documental para os ausentes viola diversos preceitos fundamentais, entre eles o do acesso à educação

Em Roraima, o número de faltosos superou o primeiro dia de do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital. Apenas 15 dos 34 inscritos compareceram à prova nesse domingo (7), o representa 69,4% de abstenção.

O exame foi aplicado em Boa Vista. Foram dois locais de prova, com dois laboratórios de informática disponíveis. Na segunda etapa do Enem digital, os candidatos responderam a 90 questões de ciências da natureza e matemática. Foram 5 horas de prova.

A prova do primeiro dia contou com questões das áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação (o tema foi o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil). A duração foi de 5 horas e 30 minutos.

Essa é a primeira vez que o modelo de aplicação digital do exame é usado no país. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é tornar a prova totalmente digital até 2026.

Pedidos de reaplicação

Os pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital poderão ser feitos a partir desta segunda-feira (8) até sexta (12). As provas serão em 23 e 24 de fevereiro, no formato impresso, mesmo para quem estava inscrito no digital.

A reaplicação é prevista em casos de problemas logísticos e também para quem teve diagnóstico confirmado de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante.

Próximas datas do Enem:

  • 8 a 12 de fevereiro: pedidos de reaplicação para quem teve problemas logísticos ou tiveram diagnóstico de Covid
  • 10 de fevereiro: divulgação dos gabaritos do Enem digital
  • 23 e 24 de fevereiro: reaplicação
  • 29 de março: resultados

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here