Governador Antonio Denarium (sem partido), deputada Joênia Wapichana (Rede) e secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes. Foto: Eides Antoneli

Em visita ao Hospital Geral de Roraima (HGR), na manhã deste sábado (6), o governador Antonio Denarium (sem partido) anunciou a conclusão das obras do ‘Bloco E’ para o próximo mês de maio, com previsão de funcionamento em junho.

O anúncio foi feito à deputada federal Joênia Wapichana (Rede), que esteve na unidade de saúde estadual para cobrar providências. A visita contou ainda com a presença do secretário de Saúde, Marcelo Lopes.

O Bloco E, anexo ao HGR, está em construção desde o ano de 2014. O espaço é uma alternativa para a superlotação da unidade de saúde, a única no estado que atende a casos graves de Covid-19.

De acordo com a assessoria de comunicação da deputada Joênia, o governador também anunciou que o anexo irá funcionar com 120 leitos em 60 enfermarias, 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 10 centros cirúrgicos.

A parlamentar tinha enviado um ofício para o governo, no início de janeiro deste ano, solicitando providências na rede pública para enfrentar o agravamento da Covid-19 em Roraima. A preocupação da deputada federal foi redobrada diante da notícia do avanço de casos de coronavírus entre as populações indígenas.

“A população precisa saber que medidas que o governo está tomando”, disse a parlamentar ao destacar a resposta que o governo está dando à população na saúde pública, classificando o ato como ‘manhã esclarecedora’.

“E o importante é que está sendo feita as melhorias necessárias, aumentando o número de leitos e de UTIs. A urgência é a saúde, que é prioritária”, afirmou Joênia.

Durante a visita, a deputada federal também cobrou do governo a reativação da coordenação que fazia atendimento específicos às populações indígenas no Hospital Geral de Roraima (HGR) e sobre o abastecimento de oxigênio.

Todas os questionamentos da parlamentar foram respondidos pelo governo estadual, que anunciou que seria um compromisso do governo Denarium reativar a coordenação de saúde indígena; que até a próxima semana dele lançar um novo seletivo para contratação de médicos; e que não há problema na garantia de oxigênio para atender à demanda durante o agravo da pandemia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here