Os policiais penais presos durante operação da Polícia Federal para desarticular grupo ligado à facções dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) foram transferidos nesta quinta-feira (4) para um anexo da Cadeia Pública.
A transferência dos Policiais Penais atende a decisão da juíza Joana Sarmento de Matos, que foi expedida no dia 1º de fevereiro. Segundo o titular da Sejuc, André Fernandes, o Poder Judiciário decidiu pela transferência dos Policiais Penais, para que a Cadeia Pública Masculina, onde estavam custodiados pudesse receber 400 presos da Pamc.
“A juíza determinou a transferência dos Policiais Penais para a Cadeia Pública Feminina, para que fosse cumprida a decisão anterior da transferência de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo para a nova Cadeia Pública Masculina, com o objetivo de diminuir a superlotação da Unidade”, ressaltou.
Fernandes esclareceu ainda que os Policiais Penais foram presos no mesmo período da entrega da obra da CPMRR, em janeiro deste ano, o que levou a Sejuc a mantê-los custodiados na nova estrutura.
“No momento em que houve o recebimento definitivo do prédio, ocorreu a prisão dos Policiais Penais. E essa transferência dos presos da PAMC para a CPMRR não havia sido efetivada, até então, porque os Policiais Penais foram colocados em custódia no novo prédio”, explicou.