A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (4) uma operação para investigar desvios de mais de 1,6 milhão de reais da saúde e da educação em Iracema, ao sul de Roraima, entre dezembro de 2017 e junho de 2019.
Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima, todos em Boa Vista nas casas dos envolvidos e nas sedes das empresas investigadas.
O inquérito policial indica que o esquema envolveria a atuação de um ex-secretário municipal de finanças e do então coordenador do Fundo Municipal de Saúde, quem seriam os responsáveis por autorizar a saída dos recursos dos cofres públicos.
Um sócio da empresa de contabilidade contratada pelo município de Iracema seria o responsável pela indicação de uma construtora que receberia os recursos e pela orientação de como dificultar a atuação dos órgãos de fiscalização.
Mais de R$ 1,6 milhão teriam sido transferidos para a construtora irregularmente, sem qualquer procedimento e possivelmente integralmente desviados, não havendo registros de prestação de serviços ou entrega de quaisquer produtos.