A vacinação contra a Covid-19 será feita inicialmente em três fases e com grupos prioritários. A informação foi dada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) ao Roraima 1.
De acordo com a Pasta, a vacinação iniciará de forma imediata em Roraima, assim que as vacinas forem recebidas pelo Governo Federal. O governador Antonio Denarium (sem partido) já havia confirmado que a vacinação deve começar a partir desta terça-feira (19).
O Plano Estadual será executado em três fases de vacinação:
- 1ª fase – Trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas;
- 2ª fase – Pessoas de 60 a 74 anos;
- 3ª fase – Morbidades: Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).
Também conforme a Pasta, as demais fases de vacinação deverão ser definidas pelo Ministério da Saúde, conforme a liberação e produção de doses da vacina forem disponibilizadas.
Na manhã desta segunda-feira (18), o governador Antonio Denarium (sem partido) participou de uma reunião juntamente com governadores de outros estados para o recebimento simbólico de 87,7 mil doses de vacinas, no Ministério da Saúde.