Roraima registrou retração de 4% no setor de serviços, segundo a última avaliação da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo, divulgado nessa quarta-feira (13), é referente ao mês de novembro de 2020, na comparação com outubro.
O recuo foi confirmado após o setor ensaiar uma recuperação durante a pandemia do novo coronavírus, com dois meses de alta. O índice no estado seguiu à contramão da média do Brasil, de alta de 2,6%. Em novembro do ano passado, 19 unidades da federação avançaram na comparação com outubro, na série com ajuste sazonal. O estado de São Paulo teve o maior avanço do país (3,2%).
O setor de serviços envolve as atividades de comércio de bens e de prestação de serviços, como lazer, turismo, saúde e bem estar, consertos, auxílio jurídico e outras atividades.
Em comparação com o mesmo período em 2019, o setor teve uma queda de 8,1% no estado. De acordo com a pesquisa, considerando o acumulado do período de janeiro a novembro de 2020, o volume de serviços, na capital, caiu 10%, comparando com o mesmo período de 2019.