Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Governo de Roraima pediu que haja prioridade ao estado no programa federal de vacinação contra o coronavírus. O pedido foi feito durante reunião técnica nesta segunda-feira (4) na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Brasília, entre representantes da gestão estadual e do Ministério da Saúde.

Durante o encontro, o secretário adjunto de Saúde, Alexandre Salomão afirmou que a população indígena do estado é vulnerável a doença e complementou que o estado tem outras peculiaridades, como as dificuldades geográficas, o aumento crescente da população, o nível de adoecimento do Amazonas.

“Foi uma reunião técnica, onde explicamos todas os desafios enfrentados pelo nosso Estado, entre elas, a questão de Roraima ter apenas um hospital de retaguarda para atender às demandas de pacientes brasileiros e estrangeiros, bem como o crescente fluxo migratório que aumenta a necessidade de cuidados em relação à capacidade de tratamento nas unidades hospitalares, ou seja, fatores importantes que deixam o Estado em uma situação prioritária”, complementou.

No encontro, foi tratado também sobre o apoio institucional por parte do Governo Federal no que se refere ao repasse de insumos e doses da vacina.

“Aproveitamos esse primeiro dia útil do ano para tentar sensibilizar o MS, para que o Estado de Roraima seja visto de forma diferenciada e tenha prioridade na campanha. Foi um debate importante e produtivo, pois a representante do PNI demonstrou muita atenção ao que apresentamos e nos garantiu que Roraima terá condições de realizar a vacinação de forma segura, já definindo como prioridade a vacinação para a população indígena e profissionais de saúde”, explicou Salomão.

De acordo com Salomão, a gestão da saúde vai continuar aguardando as diretrizes do MS e mantendo o empenho necessário para que Roraima seja um dos primeiros estados a receber as vacinas e inicie o quanto antes a imunização da população.

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here