Presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira. Foto: Sérgio Lima/Poder360

O deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara dos Deputados, visitará Boa Vista nesta quarta-feira (6) onde terá uma reunião com com governador Antonio Denarium (sem partido) busca de apoio na eleição da Casa.

Governadores são procurados por candidatos a presidente da Câmara porque têm influência sobre as bancadas estaduais. Também costumam ser poderosos dentro de seus próprios partidos.

A viagem do candidato começou nesta terça (5) pelos estados do Pará e Amapá. Ainda nesta quarta, Lira deverá ir a Manaus e na quinta, terá agenda em Rio Branco e Porto Velho. Também deverá se encontrar com os governadores e deputados dos Estados. Lira está em campanha há meses e é o favorito de Jair Bolsonaro para o cargo.

O principal adversário de Lira, Baleia Rossi (MDB-SP), está em início de campanha. Ele também deverá viajar aos Estados antes da eleição. Nessa segunda-feira (4), Baleia recebeu apoio do PT depois de uma votação acirrada na bancada da sigla.

A eleição da Câmara será em 1º de fevereiro. Quem vencer ficará à frente da Casa por 2 anos. O processo eleitoral é acompanhado de perto pelo Palácio do Planalto. É do interesse do governo ter um aliado como presidente da Câmara porque quem ocupa o cargo define quais projetos os deputados analisarão.

Se os 513 deputados votarem, serão necessários 257 votos para se eleger presidente da Câmara. No Senado, são necessários 41 dos 81, se todos votarem.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here