Foto: Frederico Sehn

A intenção de consumo das famílias registrou aumento de 1,3% em dezembro, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela Confederação Nacional de Comércio (CNC). O índice, no entanto, é o segundo menor em dois anos.

Influenciado pelos impactos econômicos da epidemia do novo coronavírus, o indicador chegou a 85,1 pontos e permanecendo abaixo dos níveis de satisfação (100 pontos) e de indiferença (90 pontos).

O ICF (Intenção de Consumo das Famílias) é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo

Apenas três sete índices que compõem o ICF apresentaram aumento em relação ao mês anterior, com destaque a elevação registrada no indicador de confiança para se manter no emprego atual, que aumentou 3%. Entre os índices que caíram em dezembro, destaque para o acesso ao crédito para realizar as compras, que caiu 4,3%.

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