A quantidade de pessoas desempregadas em Roraima segue em alta e chegou a 31 mil. Segundo dados da Pnad Covid, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (23). Desde o início da pandemia, o crescimento da desocupação passa dos 29%. No início de maio eram 24 mil roraimenses sem emprego.
Apesar do número de desempregados ter aumentado em 2 mil em relação a outubro, a taxa de desocupação fechou o mês passado em queda, de 9,5% em outubro para 8,8% em novembro. De acordo com o instituto, a diferença tem a ver com o aumento da amostra populacional, que aumentou em 2 mil de um mês para o outro.
Em novembro, 57 mil roraimenses não procuraram trabalho por conta da pandemia ou por falta de trabalho na localidade, mas gostariam de trabalhar. Ainda de acordo com o IBGE, mesmo com a retomada das atividades econômicas no estado, o dado segue em crescimento.
O número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho formal ou na informalidade era de 85 mil no mês passado. Desde o início da pandemia, em apenas um mês (outubro) não houve alta no número de desempregados.