Dupla foi presa durante buscas realizadas nesta terça-feira (15) - Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil de Roraima deflagrou nesta terça-feira (15) uma operação para combater uma organização criminosa que praticava denominado “romance scammes”, através de redes sociais ou por aplicativos de namoros virtuais. A ação ocorre simultaneamente em São Paulo e outros seis Estados.

Duas pessoas foram presas em Boa Vista: um brasileiro de 28 anos e uma venezuelana, de 31 anos. O homem foi detido no bairro Liberdade, zona Oeste de Boa Vista e a mulher no bairro Buritis, também na zona Oeste.

A operação Anteros foi deflagrada após investigação policial em São Paulo há mais de um ano. De acordo com a corporação, os investigadores descobriram uma complexa organização criminosa que possui tentáculos em diversos países e grande atuação no Brasil.

Conhecidos por “romance scammers” os criminosos são especializados golpes na internet utilizando perfis fakes nas redes sociais. Depois de aliciar as vítimas, eles faziam as extorsões e ‘lavavam’ o dinheiro. O grupo atuava em pelo menos 24 estados.

Os crimes eram cometidos através de redes sociais ou por aplicativos de namoros virtuais, onde os criminosos enviavam solicitação de amizade a potenciais vítimas, em especial funcionários públicos, idosos, independente do sexo, porém, todas elas detentoras de faixa salarial que demonstrava poder aquisitivo superior (identificadas por pesquisas em redes abertas, exemplificativamente, as redes sociais).

Os detidos em Boa Vista foram interrogados e levados à unidade prisional. O homem foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) enquanto a mulher seguiu para a Cadeia Pública Feminina. Os presos ficarão à disposição da Justiça paulista.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here