Foto: Adriano GAMBARINI / WWF / AFP / CP

O boto tucuxi, conhecido animal que vive na bacia dos rios da Amazônia, entrou na lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Dentre as motivações para a ameaça do tucuxi, a organização destacou algumas práticas de pesca, que utilizam equipamentos nocivos, e a construção de barragens nos rios, além de uma das principais problemáticas ambientais: a poluição.

A IUCN pediu para que haja o fim das chamadas redes de emalhar, que são utilizadas para grandes capturas de pesca. Também houve orientação para reduzir o número de presas no habitat e que as autoridades façam fiscalização e cumpram a proibição de matar os animais intencionalmente.

No total, foram 31 animais confirmados como extintos. Agora, mais de um quarto das 128.918 espécies de animais, plantas e fungos que são avaliadas pela organização estão ameaçadas de extinção, representando um total de 35.765 em perigo.

A lista vermelha da IUCN é a avaliação mais confiável sobre animais e plantas que estão entrando em processo de extinção. Ela, que é atualizada periodicamente, se tornou um guia bastante utilizado para a preservação do meio ambiente.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here