Projeto foi apresentado nessa quinta-feira (10) - Foto: Secom/RR

O Governo de Roraima lançou nessa quinta-feira (10) um plano de Desenvolvimento Sustentável para os próximos 10 anos no estado. Em evento no Centro Amazônico de Fronteira, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o governador Antonio Denarium apresentou o projeto para cerca de 1,2 mil pessoas, que estavam com máscara, mas sem distanciamento social.

“O Projeto Roraima 2030 é um planejamento estratégico de maior impacto socioeconômico e de infraestrutura que transformará o Estado de Roraima nos próximos 10 anos, preparando-o para o seu desenvolvimento pleno em todas as áreas. E as ações começam agora. Será um caminho sem volta, independente de quem esteja à frente da gestão. Não se trata de um projeto do governador, mas de Governo!” explicou o governador Antonio Denarium.

O Roraima 2030 é dividido em sete eixos: saúde, segurança, educação, infraestrutura, bem-estar, gestão e economia e desenvolvimento sustentável. Para cumprir as metas, a intenção é desenvolver políticas públicas dentro dos eixos propostos. O plano segue para votação na Assembleia Legislativa de Roraima.

“Esse é um projeto de Estado de longo prazo, mais do que isso; é um projeto de desenvolvimento econômico e sustentável. Nós temos sete eixos de políticas públicas que terão metas estabelecidas para serem cumpridas anualmente. Estamos valorizando todos que estão aqui e atraindo novos investidores para a geração de novas oportunidades”, disse o governador Antonio Denarium.

Um dos sete eixos temáticos do projeto é Gestão e Economia. Em 2030, o Estado de Roraima estará com sua gestão pública modernizada, com sua estrutura administrativa desburocratizada e máxima eficácia quanto a pessoal, planejamento e estrutura física e patrimonial.

As finanças estarão organizadas, com equilíbrio e sustentabilidade atingidos, otimização na arrecadação e gastos públicos, assim como terá alcançado total transparência e acesso à informação.

Produtividade per capta do trabalho

A projeção é que em 2030 o Estado também terá ampliado para 40% sua população economicamente ativa com ensino superior, possibilitando que a produtividade per capta do trabalho passe dos R$ 61.610,00 registrados em 2018 para R$ 150 mil.

20 mil títulos definitivos

O número de empreendedores rurais e agricultores  familiares com título definitivo de suas terras em mãos terá passado de 2.052 em 2018 para 20 mil em 2030, um aumento de nada menos que 974,66% nesses próximos 10 anos.

O Estado também terá cerca de 20 mil propriedades com CAR (Cadastro Ambiental Rural) elaborados e validados. Conforme o governador Antonio Denarium, a meta é alcançar 14 mil propriedades rurais com atividades produtivas licenciadas em 2030.

“Os setores produtivos estratégicos estarão fortalecidos e teremos conexão com mercados globais. Vamos aumentar de 142 para 2 mil as operações de crédito no Estado e teremos entregue 20 mil títulos definitivos urbanos e rurais. O PIB [Produto Interno Bruto] privado terá chegado a 70%, investindo na sustentabilidade ambiental”, enfatizou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here