Dados divulgados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) apontam mais de 3 mil venezuelanos vivendo em situação de rua nas cidades de Boa Vista e Pacaraima. O levantamento, referente ao último mês de novembro, está disponível no site da organização.

De acordo com o mapeamento, há 1.739 migrantes desabrigados na cidade de Boa Vista, concentrados em oito ocupações espontâneas, e 1.327 no município de Pacaraima, divididos 15 assentamentos espontâneos e espaços cedidos.

O mapeamento é feito mensalmente pela pela OIM, com apoio da Força Tarefa Logística Humanitária, para acompanhar a situação dos migrantes e refugiados que permanecem fora dos abrigos reconhecidos pela Operação Acolhida em Roraima.

“Os dados são obtidos por meio de entrevistas e pesquisas realizadas diretamente nos espaços, com participação da comunidade e de lideranças locais, sempre na última semana do mês de referência”, cita trecho do material publicado pela OIM.

Migração e Acolhida
Na fronteira com a Venezuela, Roraima é a porta de entrada de milhares de migrantes que fogem da crise socioeconômica e política no país vizinho. Em 2018, para lidar com o intenso fluxo migratório, o governo federal criou a Operação Acolhida.

A Acolhida criou abrigos públicos para receber os migrantes venezuelanos e implantou a estratégia de interiorização. Desde o início de 2020 foram interiorizados mais de 12,6 mil venezuelanos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here