O governador Antonio Denarium assinou decreto que autoriza a criação do Distrito Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, estrutura que irá combater crimes virtuais em Roraima. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (4).
Os crimes cibernéticos envolvem qualquer atividade ou prática ilícita na rede. Essas práticas podem envolver invasões de sistema, disseminação de vírus, roubo de dados pessoais, falsidade ideológica, acesso a informações confidenciais entre outros.
Ainda no documento, o governador considera “a necessidade latente de se implantar uma política de repressão aos crimes cibernéticos, ante a diversificação dos meios utilizados para cometimento de crimes que causam danos irreparáveis a sociedade e ao Estado”. Denarium também avaliou como necessária uma unidade na Polícia Civil que seja capaz de combater delitos graves cometidos pela internet.
O Distrito estará vinculado ao Departamento de Narcóticos e não criará novas despesas. O efetivo, viaturas e armamentos do distrito serão deslocados dentro da estrutura da Polícia Civil, complementa o docimento.