Nas próximas três semanas, o número de mortes diárias por Covid-19 em Roraima pode crescer consideravelmente. É o que aponta um estudo foi publicado nesta semana no Boletim Infogripe, atualizado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir do monitoramento das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o Brasil.
Os dados divulgados nessa quinta-feira (26) consideram as semanas epidemiológicas 46 e 47, que vão de 8 a 21 de outubro. Ao longo do período, a fundação registrou um um aumento súbito no número de casos e de óbitos por Covid-19 em alguns estados e municípios.
De acordo com os dados analisados, Roraima teve um crescimento de 7,9% no número de mortes confirmadas no período. A alta só não foi menor do que a registrada em Santa Catarina, que viu o número de óbitos crescer 10,1%.
Para a Fiocruz, valor acima de 5% indica uma situação de alerta máximo; variação entre a -5 e +5% indica estabilidade e manutenção do alerta e menor que -5% indica redução, mesmo que temporária, da transmissão.
De acordo com o último balanço, atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), nessa quinta-feira (26), o estado notificou 724 mortes por coronavírus e 62.757 casos confirmados da doença.