Capital tem 133 locais de votação, com 657 seções eleitorais. Foto: Arquivo

Mesmo com a pandemia do coronavírus, a maior parte dos 217.477 eleitores de Boa Vista, capital de Roraima, devem ir às urnas neste domingo (15), quando ocorre o primeiro turno das Eleições Municipais 2020.

A pesquisa Ibope, divulgada em outubro, apontou que 87% dos eleitores garantiram comparecer à votação, o maior percentual entre as capitais do país.

Para proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu protocolos sanitários. Cartazes estão afixados com os procedimentos a serem adotados durante a votação.

O eleitor deverá permanecer de máscara, evitar contato físico com outras pessoas e cumprir o dever cívico da forma mais ágil possível. Todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação.

Boa Vista lidera também o índice dos municípios roraimenses com o maior número de eleitores aptos a participarem do processo democrático. Os mais de 217,4 mil eleitores representam 63% do total de votantes no estado. Em 2016 eram 203.575 mil eleitores aptos. Com o aumento de 13.902 eleitores, a capital atingiu um crescimento de 6,8%.

A capital tem 133 locais de votação, com 657 seções eleitorais. A 5° Zona Eleitoral é a que possui o maior volume de eleitores em Boa Vista. São mais de 35.900 eleitores distribuídos em dez locais de votação, todos na zona oeste da capital.

A escola América Sarmento Ribeiro, no bairro Pintolândia, é o local de votação onde está o maior número de eleitores, com 12 seções e 4.529 eleitores. O segundo maior colégio eleitoral na Capital está na escola Professor Glemíria Gonzaga Andrade, no bairro Cidade Satélite, com 11 seções e 4.167 eleitores.

Outros cinco locais de votação com número elevado de eleitores são nas escolas: Maria Sônia de Brito Oliva (Pintolândia), Professor Severino Cavalcanti (Sílvio Botelho), Maria dos Prazeres Mota (Santa Tereza), Professora Wanda David Aguiar (Raiar do Sol), Ulysses Guimarães (Sílvio Botelho) e Professora Vanda da Silva Pinto (Santa Luzia).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here