Foto: divulgação/PMBV

A falta de vagas na rede de creches Casa Mãe é uma das principais reclamações das mães boa-vistenses. Para suprir essa demanda, o candidato a prefeito da capital, Ottaci (Solidariedade), disse que, se eleito, vai ampliar para 10 mil o número de vagas nas Casas Mãe, com a construção de mais 22 unidades. Atualmente, apenas 2.500 crianças são atendidas

“Vamos ampliar de 34 para 56 Casas Mãe, uma em cada bairro de Boa Vista, para atender as crianças que hoje estão excluídas do programa. A falta de um lugar seguro para deixar os filhos faz com que muitas mulheres, que precisam trabalhar e ter sua independência financeira, desistam de ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Na minha gestão, vamos melhorar e ampliar esse atendimento”, afirmou.

A construção de mais Casas Mãe está prevista no plano de governo da coligação Boa Vista Para Todos e é uma das principais reivindicações feitas pelas mães nas reuniões de Ottaci e da sua vice, Lenir Rodrigues (Cidadania). No Conjunto Pérola do Rio Branco, zona Oeste de Boa Vista, por exemplo, Ottaci foi questionado e garantiu que vai construir a primeira Casa Mãe do residencial.

Por falta de creche no Residencial Pérolas do Rio Branco, que é dividido em seis micro áreas, as mães da região são obrigadas a buscar vagas no bairro vizinho. Porém, as Casas Mães do Nova Cidade, localizado ao lado do Residencial, não dão conta de atender a demanda das famílias da região.

A dona de casa Roseane da Silva, de 26 anos, relata que sua filha mais nova, de apenas 2 anos, está fora do programa. ‘’Eu busquei vaga na Casa Mãe do Nova Cidade. Até cheguei a conseguir, mas chegando lá, na hora da matrícula, disseram que a vaga foi dada pra outra criança, aí eu perdi a vaga da minha filha’’, lamentou.

Quem consegue a vaga nas creches de outros bairros, reclama da distância e da dificuldade para levar as crianças. Lúcia Bernadet, de 63 anos, precisa deixar a sobrinha de dois anos todos os dias na Casa Mãe do bairro Nova Cidade. “Aqui a gente sofre muito com a insegurança. Assaltam na porta de casa pra tomar celular. Então sair do bairro pra ir em outro, ainda mais com uma criança todos os dias, pra deixar na creche, nos deixa meio receosos. Pra gente se sentir mais segura e ter mais conforto, o que a gente quer é Casa Mãe aqui no bairro mesmo. Quando mais perto de casa, melhor’’, disse.  

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here