Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil/EBC

A intenção de consumo das famílias registrou queda de 1,8% em outubro e chegou a 86,5 pontos, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela Federação de Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomercio-RR). O índice é o menor em dois anos.

Influenciado pelos impactos econômicos da epidemia do novo coronavírus, o indicador chegou ao sexto resultado mensal consecutivo abaixo do nível de indiferença, o que ressalta a percepção de insatisfação com a situação atual.

De acordo com a análise da federação, a queda na intenção de consumo das famílias roraimenses, está ligada ao aumento dos preços registrados nas últimas semanas, o que inibe um aumento do consumo e deixa os consumidores mais cautelosos quanto a novas compras.

Cinco dos sete índices que compõem o ICF apresentaram queda em relação ao mês anterior, com destaque para a redução registrada no indicador de perspectiva de consumo, que caiu 8,43%, sendo que para 44,8% das famílias entrevistadas, o seu consumo neste segundo semestre do ano deverá ser menor do que foi no mesmo período do ano passado.

Apesar da queda, houve um aumento no indicador de Compra a Prazo, que mede o acesso ao crédito por parte das famílias, crescendo 2,79%, sendo que para 31,3% dos entrevistados, está mais fácil acessar o crédito.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here