Em Boa Vista, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a juventude representa a maior parte da população. As pessoas com 15 a 24 anos totalizam 84 mil, quase 21% da população da capital de Roraima. Muitos deles, sem oportunidades, não estudam e nem trabalham. Os candidatos à prefeitura de Boa Vista, Ottaci Nascimento (Solidariedade) e Lenir Rodrigues (Cidadania), querem mudar essa realidade. “Hoje, Boa Vista tem 84.300 jovens, mas apenas 170 são atendidos pelo programa Rumo Certo, que em parceria com o Tribunal de Justiça, oferta bolsas de estágio”, destacou Ottaci. “Vamos criar soluções para que nossa juventude tenha mais oportunidades”, disse.
Ambos se reuniram com 100 jovens, de vários bairros, durante assinatura do Pacto pela Juventude, documento elaborado por várias instituições da sociedade civil que traz proposições para o fortalecimento das ações voltadas ao público jovem. A iniciativa conta com a parceria do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
Os candidatos da coligação “Boa Vista Para Todos” foram os primeiros no Brasil a assinar o Pacto pela Juventude 2020. O presidente do Conjuve, Rafael Davi Campos, participou da cerimônia por videoconferência. Ele explicou a importância da adesão dos futuros gestores. “É um documento que traz os 11 eixos do Estatuto da Juventude e diretrizes para os prefeitos e vereadores”, explicou.
O Plano de Governo da coligação “Boa Vista Para Todos” prevê esse tipo de suporte. Nas áreas de emprego e renda, por exemplo, a população jovem terá incentivos para investir no empreendedorismo, com orientação, capacitação e assistência gerencial. Para proporcionar a oferta do primeiro emprego, Ottaci vai trazer para Boa Vista o programa do governo federal “Verde Amarelo”.
Com a finalidade de dar mais alcance as estratégias de combate à violência e à violação de direitos, Ottaci promete implantar uma unidade do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) no bairro Centenário.
Por meio do “Nossa Praça é Show”, serão ofertadas atividades esportivas e de lazer. As praças abandonadas na atual gestão serão reformadas e vão ganhar nova estrutura como novos brinquedos e iluminação pública.
“A prefeitura vai firmar convênios com as universidades para promoção de pesquisas e atividades culturais. Os programas sociais existentes serão mantidos e vão ganhar novos polos para atender aos moradores dos bairros mais afastados do Centro”, informa.