O governo federal e autorizou a prorrogação da Força Nacional em Roraima por mais 180 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21). A portaria foi assinada pelo Ministro da Justiça, André Mendonça e contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela pasta.
Com a prorrogação, que começa a contar do dia 21 de outubro, os agentes da Força Nacional vão atuar no estado até o dia 17 de abril de 2021. Esse prazo pode voltar a ser prorrogado conforme solicitação do governo de Roraima. Caso não haja um novo pedido, o efetivo deve ser retirado imediatamente.
A ação da Força nacional dá apoio aos órgãos de segurança pública do estado na preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio. Todo apoio logístico e de infraestrutura são cedidos pelo governo de Roraima.
A atuação dos militares no estado começou em agosto de 2018, logo após uma confusão envolvendo a expulsão de imigrantes que viviam nas ruas de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, onde 1,2 mil pessoas fugiram para o país vizinho.