O primeiro suplente do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), que pode ser afastado do cargo, é o filho dele, o administrador Pedro Arthur Ferreira Rodrigues, de 41 anos. O político foi alvo de uma operação da Polícia Federal na última quarta-feira (14).
Nesta quinta, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou que o senador seja afastado do cargo por 90 dias. No entanto, cabe ao Senado a palavra final para manter ou não o afastamento do parlamentar.
O regimento interno do Senado cita que o primeiro suplente pode ser convocado nos casos de vaga, de afastamento do exercício do mandato para investidura em outros cargos públicos ou de licença por prazo superior a 120 dias.
Senador foi encontrado com dinheiro na cueca
A Polícia Federal apreendeu dinheiro vivo dentro da cueca do senador e vice-líder do governo Bolsonaro no Senado, Chico Rodrigues (DEM-RR). A apreensão foi feita no âmbito da Operação Desvid-19 realizada na quarta-feira (14), em Boa Vista, contra o desvio de recursos públicos para o enfrentamento ao coronavírus.
Parte das notas, de acordo com investigadores envolvidos no caso, estavam entre as nádegas de Rodrigues. Cerca de R$ 30 mil foram encontrados na casa do parlamentar. O senador disse, em nota, que confia na justiça e que irá provar que não tem envolvimento com qualquer ato ilícito.
Deflagrada pela PF e pela CGU (Controladoria Geral da União), a Operação Desvid-19 tinha o objetivo de coletar informações sobre o desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares. Os valores eram destinados ao combate à pandemia do Covid-19 recursos administrados pela Secretaria de Estado de Saúde.