Dados da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) divulgados nesta segunda-feira (14) apontam que o novo coronavírus já infectou 2.903 indígenas em Roraima. Desses, 81 morreram por complicações da doença. No total, a entidade cita que há 128 povos dos nove estados da Amazônia lutando contra a Covid-19 até o momento.
Conforme a Coiab, os povos indígenas que perderam entes por conta do coronavírus em Roraima são:
- Macuxi (19 mortes);
- Taurepang (2);
- Wai Wai (2);
- Warao (2);
- Yanomami (7) e;
- Wapichana (6)
Ainda de acordo com o levantamento, 43 indígenas que morreram pela doença no estado não tiveram suas etnias identificadas.
Os números da Coiab foram atualizados pela última vez nesta segunda-feira (14). O estado com mais povos atingidos é o Amazonas (35), seguido de Pará (25) e Mato Grosso (17).
A organização também cita que há 634 casos suspeitos, 23.157 casos confirmados e 649 mortes registradas em 90 povos indígenas da Amazônia por causa da Covid-19.
O levantamento da Coiab é feito com base em boletins informativos e notas de falecimento emitidas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, além de relatos de lideranças indígenas, profissionais da saúde indígena e organizações que fazem parte da rede da organização.