Nos últimos dois meses, nove estabelecimentos comerciais em Boa Vista apresentaram elevação no preço do botijão de gás. Em um dos estabelecimentos pesquisados pelo Procon Assembleia, uma botija de 10 kg custava R$69 em julho, e passou a custar R$ 89 em agosto, um aumento de mais de 28%.
O advogado do órgão de defesa do consumidor, Gregório Nunes, informou que as empresas deverão explicar o motivo do aumento. “Após comparação da pesquisa realizada no dia 27 de agosto com as realizadas nos meses de junho e julho foi possível constatar a elevação de preço do gás de cozinha em nove estabelecimentos comerciais de Boa Vista. Diante disso, eles serão notificados para que no prazo de 10 dias apresentem justificativa sobre esta elevação”.
Após isso, se o Procon Assembleia entender que o valor cobrado não é justificável, a demanda será encaminhada para o Ministério Público e para a Delegacia de Defesa do Consumidor, que serão as instituições responsáveis por punir os estabelecimentos, se for comprovada cobrança abusiva.
Na hora da compra, se o consumidor identificar uma possível prática abusiva de preço ou outras irregularidades na relação de consumo, basta mandar mensagem para o telefone (95) 98401-9465, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.