Um caminhão com 42m³ de madeira sem documentação vinda de Caracaraí, ao Sul de Roraima, foi apreendido nesta terça-feira pela Polícia Militar na MS-306, em Costa Rica, município na divisa entre Mato Grosso e Goiás. A empresa, que é de Caracaraí, foi multada em R$ 12,7 mil.
Os policiais realizavam fiscalização na rodovia quando abordaram um caminhão com carreta bitrem acoplada. O veículo foi carregado na cidade ao interior de Roraima e seguia para a cidade de Adamantina, em São Paulo. A madeira, da espécie cupiúba, seguia sem o itinerário de deslocamento no Documento de Origem Florestal (DOF), o que a torna irregular.
A exigência é obrigatória e sem o trajeto definido na documentação, o transporte é considerado crime. A identificação do itinerário serve para evitar que se retirem madeiras ilegais de outros locais com o mesmo documento.
O caminhão e a madeira foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, juntamente com o motorista. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção.